top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiovanna Alba Suppini

23 de junho a 02 de julho - LENÇÓIS MARANHENSES


Dia 23 de junho  SANTOS  /  SÃO LUIS

Saída de Santos as 9:00hs para embarque no voo das 14:05 hs, chegada em São Luis as 17:30hs, noite livre para aproveitar a Festa.


Dia 24 de junho  SÃO LUIS  /  SANTO AMARO

Após o café da manhã, saímos do hotel com nosso veículo, em direção a Santo Amaro. Traslado por asfalto de aproximadamente 3h30. Acomodação na pousada. À tarde saímos para uma caminhada leve pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em direção à Lagoa das Andorinhas, finalizaremos o dia admirando o por do sol.

 

Dia 25 de junho  SANTO AMARO  /  BETANIA  /  BARREIRINHAS

Após o café da manhã faremos um passeio em veículo 4x4 meio às dunas,  até chegarmos à beira do Rio Alegre, de onde temos uma vista espetacular do povoado da Betânia (Betânia do Maranhão é um município brasileiro localizado no estado do Maranhão, na região nordeste do país. Ele está situado na região conhecida como Alto Parnaíba Maranhense, fazendo parte da microrregião de Riachão, no sudoeste maranhense. Betânia do Maranhão foi emancipado em 1997, desmembrando-se do município de Barão de Grajaú. Sua economia baseia-se principalmente na agricultura, pecuária e comércio local .) Após a rápida travessia do rio em lancha, chegamos ao povoado  da Betânia,  . Após uma volta pelo povoado e um breve descanso nas redes, retornamos para Sto Amaro, passando pela Lagoa do Junco. Pegamos então nossa bagagem e seguimos para Barreirinhas.

 



Dia 26 de junho  BARREIRINHAS  /  LAGOA BONITA

Após o café da manhã, subiremos de voadeira o Rio Preguiças até chegar ao Tapuio, um povoado que ainda preserva o modo de vida dos antigos barreirinhenses. Visitaremos Casa da Farinha, onde podemos observar todo o processo artesanal da fabricação da farinha de mandioca.. Após almoço continuamos nosso passeio, seguindo em direção ao Parque Nacional em veículo 4x4. De lá vamos para o Circuito da Lagoa Bonita, uma das mais belas áreas do parque. Após deliciosos banhos  (na época da cheia) e um lindo entardecer, retornamos para Barreirinhas.


Lagoa Bonita é uma das atrações naturais mais famosas e deslumbrantes localizadas nos Lençóis Maranhenses, próximo à cidade de Barreirinhas, no estado do Maranhão, Brasil. Os Lençóis Maranhenses são conhecidos por suas dunas de areia branca e lagos de água cristalina, formados durante a estação chuvosa. A Lagoa Bonita se destaca pela sua beleza única, com águas azul-turquesa contrastando com as dunas de areia branca ao redor. Para chegar até lá, geralmente os visitantes fazem um passeio de jipe 4x4 pelas dunas, que é uma aventura emocionante por si só. Uma vez na Lagoa Bonita, os visitantes têm a oportunidade de nadar nas águas refrescantes da lagoa e apreciar as vistas panorâmicas incríveis do topo das dunas.

 

Dia 27 de junho B ARREIRINHAS // VASSOURAS // MANDACARU // CABURÉ // REVOADA // ATINS

Após o café da manhã, sairemos em voadeira Rio Preguiças abaixo em direção ao povoado do Atins. No caminho, paramos em Vassouras, Pequenos Lençóis, Área de Proteção Ambiental. Caminhamos pelas dunas, tomamos banho nas. Poderemos ainda ver os macacos prego que habitam o mangue do entorno. Continuamos navegando e em alguns minutos estamos no Caburé.  É aqui que os pescadores passam o primeiro semestre do ano, quando as condições climáticas favorecem a pesca. Oportunidade de banho de mar. Em seguida cruzaremos o rio até o Mandacaru, um povoado de uma centena de casas que se originou a partir do Farol do Preguiças.  Quando a entrada no mesmo está liberada, a sugestão é subir o farol e apreciar a vista do alto, podendo-se ver até o Parque Nacional e o mar. Seguiremos em direção a Atins, onde vamos nos hospedar essa noite. Antes, porém, não podemos perder o espetáculo da revoada das garças, e com sorte, também dos guarás, que no final da tarde voltam ao seu dormitório, para mais uma noite de sono.

 

Dia 28 de junho  ATINS –  PARQUE NACIONAL - CANTO DO ATINS - PONTA DO MANGUE

Após o café da manhã, sairemos em 4x4 até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, desta vez mais próximos ao mar. Passamos incialmente pela Praia de Atins, e de lá seguimos ao início das dunas do Parque Nacional. Paramos o veículo, e sobre uma das inúmeras dunas teremos uma linda vista do parque, se estendendo até o Canto do Atins e o mar. Seguimos então à Praia dos Lençóis, onde as dunas  se aproximam do mar. Aqui podemos tomar um banho de mar. Na época das chuvas, veremos uma pequena cachoeira que se forma junto ao mar. Seguimos então para as lagoas do Gavião, do Kite, e outras lagoas mais, que nos permitem escolher em qual delas iremos querer desfrutar de deliciosos banhos.Agora já é hora de recompor as energias através de um delicioso almoço  no Canto do Atins.Retorno para Barreirinhas.


Dia 29 de junho  BARREIRINHAS  /  SÃO LUIS 

Após café da manhã, tempo livre para aproveitar a piscina do hotel ou quem quiser fazer um voo panorâmico. Em hora apropriada transfer para São luis.Noite livre para aproveitar a Festa do Bumba Meu Boi


Dia 30 de junho  SÃO LUIS  - CITY TOUR

Após café da manhã, saída para passeio a pé.  Única cidade brasileira fundada por francês, invadidas por holandeses e colonizada por portugueses, daí percebe-se que muita riqueza histórica foi herdada em nossa cidade! Neste passeio convidamos o visitante a fazer uma viagem ao passado, conhecendo toda a história, mitos e lendas que compõem no centro histórico de São Luís. Caminhando pelas ruas, calçadas, escadarias, museus, mercados e igrejas, se surpreenda com todo o acervo histórico que foi preservado no Maranhão.Restante do dia livre e aproveitar a Festa do bumba Meu Boi


Dia 01 de julho  SÃO LUIS

Após café da manhã, hoje deixaremos o dia livre para atividades independentes.A noite aproveitar a Festa do Bumba Meu Boi.


Dia 02 de julho  SÃO LUIS  /  SANTOS

Café da manhã, nosso voo está marcado para as 12:30hs, saíremos do hotel as 9:00hs


Fim dessa experiência incrível, de conhecer Santo Amaro, A entrada para os Lençóis Maranhenses, que oferece uma experiência mais tranquila e menos turística em comparação com a entrada mais popular em Barreirinhas. Conhecer Barreirinhas, conhecida como o principal ponto de entrada para os famosos Lençóis Maranhenses. A cidade serve como base para os turistas que desejam explorar essa incrível maravilha natural. Para chegar a Barreirinhas, é possível utilizar diferentes meios de transporte, incluindo ônibus, carro particular ou até mesmo voos fretados para o pequeno aeroporto local.


Os passeios mais populares incluem excursões de barco pelo Rio Preguiças, visitas às lagoas cristalinas e explorar as vastas dunas de areia dos Lençóis, onde os visitantes podem praticar sandboard (surf na areia) ou simplesmente desfrutar das paisagens deslumbrantes. Barreirinhas é uma cidade vibrante e acolhedora, que recebe turistas de todo o mundo em busca de aventuras e experiências únicas nos Lençóis Maranhenses.

Conhecer Atins, que  é uma pequena vila de pescadores, conhecida por suas praias intocadas, ambiente tranquilo e atmosfera rústica. Atins tem se tornado cada vez mais popular entre os viajantes que buscam uma experiência mais autêntica e descontraída nos Lençóis Maranhenses, longe das multidões encontradas em Barreirinhas.


Para chegar a Atins, geralmente é necessário utilizar um veículo 4x4, pois parte do percurso pode ser feito em estradas de areia. Muitos visitantes chegam a Atins através de passeios de barco pelo Rio Preguiças, partindo de Barreirinhas ou de outras cidades próximas. Em Atins, os visitantes podem desfrutar de praias desertas, fazer caminhadas pelas dunas e explorar as lagoas de água doce que pontilham a paisagem dos Lençóis Maranhenses. A vila oferece algumas opções de acomodação, que vão desde simples pousadas até charmosas casas de hóspedes gerenciadas por moradores locais.

Atins é um destino ideal para os amantes da natureza e para aqueles que desejam escapar do ritmo frenético da vida urbana, aproveitando a tranquilidade e a beleza natural dos Lençóis Maranhenses.


A Festa do Bumba Meu Boi é uma das festividades mais populares e tradicionais do estado do Maranhão, no nordeste do Brasil. Ela celebra uma mistura única de influências indígenas, africanas e europeias, refletindo a rica diversidade cultural da região.

O Bumba Meu Boi é uma manifestação folclórica que envolve dança, música, teatro e ritual. A festa geralmente acontece durante o mês de junho, como parte das comemorações juninas, mas também pode se estender por todo o período conhecido como "Bumba Meu Boi", que começa em maio e vai até julho.

Durante a festa, grupos de pessoas se reúnem para encenar a história do Boi, que é uma espécie de drama cômico que gira em torno da morte e ressurreição de um boi. Os participantes se vestem com trajes coloridos e elaborados, representando personagens como o boi, o vaqueiro, a índia, o pajé, entre outros.

As apresentações do Bumba Meu Boi são acompanhadas por música ao vivo, que geralmente inclui instrumentos como tambor, violão, pandeiro e instrumentos de sopro. As letras das músicas frequentemente contam a história do Boi e são cantadas em um estilo marcante e animado.

Além das apresentações principais, a Festa do Bumba Meu Boi também inclui outras atividades, como barracas de comida, feiras de artesanato, danças folclóricas, desfiles e competições entre grupos de Bumba Meu Boi.

A festa é uma oportunidade para as comunidades locais celebrarem suas tradições culturais, compartilharem sua arte e fortalecerem os laços comunitários. Ela atrai tanto moradores locais quanto turistas de outras regiões do Brasil e do mundo, que vêm experimentar a vibrante cultura maranhense.

129 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page