top of page
Buscar
  • Foto do escritorGiovanna Alba Suppini

7 a 16 de março 2024 - RECÔNCAVO BAIANO, MORRO DE SÃO PAULO & SALVADOR

Atualizado: 12 de jan.



1º Dia - 07 de março – 5ª feira – SÃO PAULO - SALVADOR - CACHOEIRA (120km) (A)

Apresentação no AEROPORTO DE CONGONHAS, no balcão da cia GOL, às 07:05, para embarque no voo G3 1566 partindo às 09:05. Chegada em Salvador às 11:30. Recepção e almoço. Após o almoço, seguiremos em micro-ônibus até Cachoeira (120km). Chegada e acomodação na POUSADA DO CONVENTO DO CARMO. Pousada simples, mas emblemática, pois foi uma clausura católica construída pelos carmelitas no século XVIII, tombada pelo IPHAN. Noite livre.

2º Dia - 08 de março – 6ª feira - CACHOEIRA (C,A)

Café da manhã no hotel. Dia inteiro de visita à Cachoeira, Cidade Monumento. Conheceremos a grande maravilha que é o “Conjunto do Carmo” compreendendo a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, sua capela, a sala de oração e convento onde estaremos hospedados, com suas obras iniciadas em 1691. É uma maravilha da arquitetura barroca baiana. O interior da igreja é ricamente decorado com material talhado e folheado a ouro além de possuir um lindo revestimento cerâmico em azul. Em sua sala de oração, veremos esculturas em madeira vindas de Macau, únicas no mundo que datam deste período. Visitaremos também a Igreja Matriz do Rosário, construída com financiamento da população e coroa portuguesa. Seu interior é riquíssimo pois é totalmente revestido com azulejos historiados. Conheceremos também a Irmandade da Boa Morte, uma confraria afro-católica, formada apenas por mulheres negras impedidas de praticar sua religião. Atravessaremos a Ponte D. Pedro II sobre o Rio Paraguaçu, construída em 1885 com lastros de ferro e madeira trazidas da Inglaterra, abrindo o caminho ferroviário na região. Em São Felix, visitaremos a TERRA DANNEMANN, tradicional charutaria com mais de 150 anos de história, onde observaremos suas artesãs enrolando charutos finos manualmente peça por peça. Almoço no hotel. Noite livre.


3º Dia - 09 de março – sábado – CACHOEIRA - SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO - TERREIRO DE CANDOMBLÉ - SANTO AMARO - CACHOEIRA (C,A)

Café da manhã na Pousada. Pela manhã, visitaremos a Igreja do Seminário de Belém, fundada em 1686 pelos jesuítas, tendo sido a primeira escola da ordem no Brasil fora da cidade de Salvador. O complexo do seminário caiu em ruinas com a expulsão dos jesuítas em 1759, mas sua igreja mantém belos elementos da arquitetura colonial portuguesa. Na sequência visitaremos um terreiro de candomblé onde aprenderemos sobre esta religião afro-brasileira em que se pratica o culto de divindades de origem africana chamados orixás. A região abriga mais de 400 terreiros de candomblé e muitos são considerados Patrimônio Imaterial da Bahia. Almoço. À tarde, seguiremos para Santo Amaro da Purificação, a cidade berço do samba de roda, onde visitaremos a Igreja Matriz Nossa Senhora da Purificação, passaremos em frente à Casa de Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia e terminaremos na Praça da Purificação onde vivenciaremos uma alegre e envolvente demonstração do samba de roda raiz, de origem africana e elementos da cultura portuguesa. Seus instrumentos são: atabaque, ganzá, reco-reco e viola. É sensacional! Retorno a Cachoeira. Noite livre.

4º Dia - 10 de março – domingo – CACHOEIRA – RIO PARAGUAÇU – CACHOEIRA (C,A)

Café da manhã na Pousada. Hoje faremos um delicioso passeio de barco pelo Rio Paraguaçu para visitarmos a Igreja de Santo Antonio do Paraguaçu com as ruinas do convento. Foi o primeiro convento estabelecido no Brasil após sua independência da custódia religiosa de Portugal. Foi construído entre 1660 e 1686 e funcionou por mais de 200 anos. O cenário impressiona e fez parte da novela “Velho Chico”. A ordem e horário de visita deste passeio depende da maré. No passeio também visitaremos a emblemática Dona Cadu, uma centenária ceramista que trabalhou como louceira desde criança. Seu trabalho e sua simpatia ganharam a admiração e respeito de todos. Almoço no passeio. Retorno a Cachoeira. Noite livre.


5º Dia - 11 de março – 2ª feira – CACHOEIRA – ATRACADOURO BOM JARDIM – (150km) - MORRO DE SÃO PAULO (C,A)

Café da manhã na pousada. Saída pela manhã com destino a Morro de São Paulo. Chegando no Atracadouro Bom Jardim, embarcaremos em barco para uma travessia de 40 minutos até chegarmos em Morro de São Paulo. Desembarque e almoço na vila. Após o almoço, caminharemos 1 km até chegarmos na 2ª praia onde embarcaremos em transporte até o HOTEL PATACHOCAS, localizado na 4ª praia. Nesta caminhada, conheceremos a vila com a Igreja Nossa Senhora da Luz, o Casarão (antigo depósito de farinha hoje uma pousada) e a Fonte Grande que abastecia a vila e seu presidio com água potável. Chegada no hotel e acomodação. Noite livre.


Morro de São Paulo está na lista de nossos destinos de praia classificados como “espetaculares”. É um paraíso com praias lindas, águas transparentes e com coqueiros a perder de vista. Além de sua inegável beleza natural, possui uma vida noturna animada e uma charmosa vila com muita história. Em Morro de São Paulo quase tudo se faz a pé. Não entram carros particulares e os transportes utilizados são barco, moto-taxi, quadriciclo e carros 4X4. As pousadas localizadas na quarta e quinta praia (as mais distantes) tem a exceção de possuir um transfer privativo até a segunda praia, que é a mais popular entre os turistas e onde encontram-se a maioria das pousadas e restaurantes. O nosso hotel é o PATACHOCAS, excelente e delicioso hotel pé na areia, instalado em meio a um belo coqueiral e com uma bela piscina. Ele está localizado na quarta praia e oferece gratuitamente o transporte para a segunda praia.

6º Dia - 12 de março – 3ª feira – MORRO DE SÃO PAULO – GARAPUÁ (C,A)

Café da manhã no hotel. Pela manhã, sairemos em carros 4X4 para um percurso de 30min até a Praia de Garapuá, praia paradisíaca e considerada a mais linda da ilha. Aqui é possível contratar um barquinho (não incluído) para visitar suas piscinas naturais. Esta manhã será dedicada para banho de mar e caminhadas. Almoço em quiosque na praia. Após o almoço, retorno ao hotel. Noite livre.


7º Dia - 13 de março – 4ª feira – MORRO DE SÃO PAULO (C)

Café da manhã no hotel. Dia inteiramente livre para aproveitarem a praia e a piscina do hotel.

8º Dia - 14 de março – 5ª feira – MORRO DE SÃO PAULO – ATRACADOURO – SALVADOR (140km) (C,A)

Café da manhã no hotel. Pela manhã, seguiremos com o transporte do hotel até a segunda praia e caminharemos 1 km até o cais para embarque em barco e fazer a travessia até o Atracadouro. Embarque em nosso micro-ônibus. Chegada em Salvador. Almoço. Acomodação no BAHIA CAFÉ HOTEL, um hotel boutique, simples mas charmoso, instalado em um antigo casarão em pleno Pelourinho. Tarde livre para passeios e compras. À noite, sugerimos assistir a um show no Restaurante Coliseu, que resgata aspectos da religiosidade e cultura africana, nordestina e baiana.

9º Dia - 15 de março – 6ª feira – SALVADOR (C,A)

Café da manhã no hotel. Pela manhã visitaremos a pé o “Pelô” como é carinhosamente chamado o Pelourinho em Salvador. As ruas, praças, ladeiras e largos deste bairro, o mais antigo de Salvador é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Visitaremos a Igreja e Convento de São Francisco, a igreja mais visitada da cidade com 800kg de ouro em seu interior e ainda um maravilhoso acervo de azulejos portugueses. Conheceremos também a Catedral Basílica de Salvador, considerada a mãe de todas as igrejas católicas brasileiras. Seguiremos para a Casa do Carnaval da Bahia, um museu inaugurado em 2018, que conta de forma lúdica a história do maior carnaval de rua do mundo. Almoço. À tarde, visitaremos o Museu Carlos Costa Pinto que retrata a riqueza da aristocracia baiana dos séculos XVIII e XIX. Uma das exposições mais ricas é a sala das exuberantes joias crioulas, uma forma que as mulheres negras demonstravam sua ascensão econômica e social. Noite livre.

10º Dia - 16 de março – sábado – SALVADOR – SÃO PAULO (C,A)

Café da manhã no hotel. Pela manhã, seguiremos a pé utilizando o Elevador Lacerda até o Mercado Modelo, para compra de artesanatos e lembrancinhas, mercado instalado em um antigo prédio da alfândega. Almoço. Seguiremos ao aeroporto para embarque no voo G3 1571 partindo 15:15. Chegada no Aeroporto de Congonhas 17:55. Hotéis Previstos: Cachoeira - Pousada Convento do Carmo – categoria 3* Morro de São Paulo – Hotel Patachocas – categoria 4* Salvador – Bahia Café Hotel – hotel boutique - categoria 3*



INCLUÍDO:

- Passagem Aérea - São Paulo / Salvador / São Paulo com taxas ;

- Traslados Aeroporto / Hotel / Aeroporto conforme mencionado no itinerário;

- Hospedagem por 04 noites em Cachoeira, 03 noites em Morro de São Paulo e 02 noites em Salvador;

- Regime de Meia Pensão (café da manhã e almoço) diariamente, exceto no dia 13 de março (somente café da manhã);

- Os passeios e entradas mencionados no roteiro;

- Guia acompanhante desde São Paulo;

- Kit Viagem (3);

- Seguro de Viagem April Brasil.


NÃO INCLUÍDO:

- Refeições não mencionadas;

- Bebidas;

- Despesas Pessoais;

- Gorjetas.


Valor por pessoa em apartamento duplo, a partir de 10 x R$1.175

472 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page